Expansão do Evangelho no Leste de Minas

.História centenária de fé e trabalho dos presbiterianos em Dom Cavati
Autora: Cláudia Mércia Eller Miranda
Formato: 17 x 24 cm
Nº de páginas: 312
Caderno de fotos
ISBN: 978-65-9926-651-5
Preço: R$ 50,00
Este livro conta como, em 1909 e 1924, os presbiterianos se estabeleceram na região que se emancipou como Dom Cavati, construíram templos, criaram escolas, participaram da formação e do desenvolvimento do município. Foi publicado com o sentimento de gratidão pelos homens e mulheres que edificaram essa centenária comunidade de fé e com a esperança de que a abordagem dos acontecimentos históricos seja para a geração atual e para a futura uma semeadura de compromisso com Cristo e seu evangelho..
Pedidos pelo WhatsApp: 33 99977 9141
ou e-mail: editorasementes@gmail.com
DEPOIMENTOS
Desde os primeiros anos do século XX, o leste de Minas Gerais tem sido uma das regiões mais dinâmicas e frutíferas da Igreja Presbiteriana do Brasil. Sob a direção do Senhor, o trabalho de consagrados pioneiros, tanto pastores quanto membros da igreja, resultou no surgimento de muitíssimas igrejas e congregações, as quais têm beneficiado um número incontável de pessoas e comunidades. Entre elas, estão as igrejas Betel e Ipaúna, no município de Dom Cavati, dentre as mais antigas e valorosas da região. No transcurso do centenário da Igreja Presbiteriana Ipaúna, é motivo de regozijo ver sua trajetória resgatada e habilmente narrada por Cláudia Mércia Eller Miranda, ela mesma uma filha dessa igreja histórica. Pelo estudo de uma vasta documentação e de entrevistas com testemunhas dessa caminhada, a autora produziu um texto rico de informações e profundamente inspirador para a geração atual e para as que virão. O livro documenta as importantes contribuições das duas igrejas não só em âmbito local e regional, mas também nacional, principalmente por meio de destacados líderes que saíram do seu seio. Somos gratos a Deus porque essa bela história de fé e trabalho não cairá no esquecimento, mas será uma fonte de incentivo para a continuidade do testemunho do evangelho nesse rincão do nosso país. — Reverendo Dr. Alderi Souza de Matos, historiador da Igreja Presbiteriana do Brasil
Que a leitura deste livro nos leve a glorificar a Deus e a examinar nossa conduta e nossa fé, de modo a nos arregimentar e nos conduzir a um clamor ao Senhor para que faça de nossa vida a continuidade do brilho que se iniciou poderosamente na antiga terra da Areia Preta. Por onde andem os descendentes das famílias pioneiras, brilhe maravilhosamente a chama que aí se acendeu. — Reverendo Dr. Cleómines Anacleto Figueiredo, pastor da Igreja Presbiteriana Metropolitana de Belo Horizonte
O evangelho tem o poder de transformar vidas e de romper barreiras em lugares diversos da nação. Isso se vê na empolgante história presbiteriana em Dom Cavati, retratada neste primoroso trabalho jornalístico. Enquanto homens e mulheres, em simplicidade e dependência de Deus, desbravavam terras para cultivo e sobrevivência, o Espírito Santo os acompanhava e fazia deles genuínos missionários, por meio dos quais fez surgir uma igreja vibrante, agência do Reino de Deus, que contribuiu para o crescimento do lugar onde está plantada. A Deus, toda a honra e glória! — Reverendo Noé Cruz, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, no bairro Ideal, Ipatinga (MG)
Registrar a história da igreja de Cristo é, acima de tudo, registrar a obra do Espírito Santo no meio da igreja, e a Igreja Presbiteriana Ipaúna é parte centenária da igreja de Cristo. Contemplo preciosos instrumentos inseridos por Deus nessa história, dentre eles um grande número de parentes, cujo testemunho de trabalho, fidelidade e amor a Deus e ao próximo glorificaram a Deus e inspiraram gerações, inclusive eu, como membro e pastor dessa amada igreja. Estou certo de que essa história continuará a exaltar a Deus, a semear a grandeza do evangelho de Cristo e a edificar todos quantos lerem este magnífico registro. Experimente conhecer e certamente você será também impactado. Agradeço a Deus o dedicado e eficiente trabalho da jornalista Cláudia Mércia Eller Miranda — Reverendo Esdras Carlos Eller
Uma geração sem história é uma geração sem memória. Sinto-me à vontade para afirmar meu apreço e admiração por este livro, saído da habilidosa pena de Cláudia Mércia, que narra com profundidade e zelo a trajetória da Igreja Ipaúna, de Dom Cavati, à qual pertenci até meus 16 anos. A leitura me fez identificar prazerosamente com tempos idos da Ipaúna e certo estou de que será beneficiado quem se der o exercício de ler esta obra completa.
A sequência cronológica dos acontecimentos nos faz perceber que essa comunidade cristã, por instrumentalidade de seus líderes, comprometidos com a causa do Reino de Deus, tinha sempre em foco a vida comunitária, uma caminhada que gera contentamento. Percebo também o espírito de colegiado e de disciplina organizacional, que decidia o que fazer nas realizações próximas: construir um salão de culto para a congregação, emprestar ao poder público suas dependências, hospedar com fidalguia os encontros do Presbitério, da Mocidade e da SAF, criar novos pontos de propagação do evangelho, e assim por diante. Vejo ainda nesta obra a dinâmica dos pastores que se sucederam de tempo em tempo, ladeados pelas lideranças paralelas: presbíteros, diáconos, diretorias das sociedades internas, etc., possibilitando à igreja como um todo caminhar rumo ao crescimento e confirmando assim o propósito de Jesus Cristo (Mateus 16.18-19). Posso afirmar que a igreja que não evangeliza se enfraquece. Admirável igualmente é a presença da música, incentivando o louvor e adoração, quer na forma de coral, quer instrumental, motivando os congregados no culto comunitário.
Assim, encorajo o leitor a examinar a história dessa agência do Reino de Deus chamada Igreja Presbiteriana Ipaúna. Que o vento do Espírito Santo continue soprando as velas desse barco! — Reverendo Eldman Franklin Eller, pastor presbiteriano jubilado, residente em Casa Branca (SP)
FOTOS





